Redes Social

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Dicas de como liberar espaço no Windows 7

  Dicas de como liberar espaço no Windows 7


Antes de mais nada veja estes 5 motivos pra você deixar seu HD folgadinho
  • Quando temos pouco espaço livre em disco o Sistema Operacional começa a ter uma queda acentuada no desempenho;
  • Os arquivos se fragmentam com maior frequência;
  • Quando copiamos CDs com o nosso gravador, é criada uma imagem temporária no HD, se durante a gravação não tiver espaço em disco, você não conseguirá copiar CDS e perderá CDs por falha na gravação com mais frequência;
  • A memória virtual será prejudicada ( ela é o indício de que as coisas não vão bem).
  • Alguns programas e o próprio Windows a todo tempo criam arquivos temporários para o funcionamento. Sem espaço em disco, alguns programas não funcionarão satisfatoriamente e o sistema ficará lento.
Agora sim vamos ao que interessa.
A primeira coisa a se fazer é checar o espaço livre que seu HD possui antes das dicas, para que depois possamos comparar o que mudou. Como vocês podem ver na imagem abaixo, minha partição possui 7.88GB de espaço livre.
image

Mudando a alocação do arquivo de paginação

Para aqueles que possuem mais de uma partição no HD, a mudança de partição do arquivo de paginação (pagefile.sys) pode ser uma boa idéia. Pois, além de liberar espaço em disco, melhora o desempenho do sistema.
Originalmente o arquivo se encontra oculto na partição C:. Clicando na imagem abaixo você vai poder ver que o meu arquivo pagefile.sys possui quase 2GB de tamanho.
image
Para mudar o local do pagefiles.sys, vá no menu iniciar, executar. Em executar digite: sysdm.cpl
Uma tela vai se abrir. Vá até a aba Avançado e em Desempenho clique na opção Configurações. Quando abrir a tela de configurações, vá até a aba Avançado e em Memória Virtual clique em Alterar. Uma tela como esta de abrirá.
image
Selecione a unidade C:, marque a opção Sem arquivo de paginação e clique em Definir. Depois, escolha outra unidade sem ser a C, marque a opção Tamanho personalizado, defina um o tamanho inicial como 1000MB e o final como 1500MB e clique em definir. Por fim, clique em OK. Sua configuração deverá ficar assim:
image Lá se foram 2GB!

Excluindo arquivos inúteis do sistema

Antes de mais nada precisamos habilitar a exibição de arquivos ocultos no Windows. Para isto, vá até o Painel de Controle, clique em Aparência e Personalização e em Opções de Pasta, clique na opção Mostrar pastas e arquivos ocultos. Na caixa que se abriu, procure por esta opção, marque-a e clique em OK.
Agora vá até a unidade C: e procure pela pasta MSOCache. Esta pasta é responsável por guardar os arquivos usados na instalação do Office. Ela serve pra você poder reinstalar ou reparar o Office sem a necessidade de um CD. Se você acha que não vai precisar disso, mande-a pra lixera e economize pelo menos 500MB.
image

Desabilitando a hibernação do sistema

A hibernação é um recurso presente no Windows que lhe permite desligar o computador e ao religá-lo ter tudo como estava antes: planilhas abertas, navegador na página em que você deixou, player tocando na música que você parou… Enfim, é um recurso e tanto!
Mas..Me responda: Quantas vezes na vida você usou a hibernação do Windows ? Nenhuma né?
Pois saiba que o Windows mantém a todo momento um arquivo chamado hiberfil.sys na raiz de C:. E saiba também que o tamanho deste arquivo é do tamanho da quantidade de memória RAM que você possui. Isso mesmo! Se você possui 4GB de RAM, esse arquivo terá 4GB de tamanho! Quanto desperdício hein…
Na imagem abaixo você vê o tamanho do danado
image Para desabilitar faça o seguinte: Vá no menu iniciar, executar e na caixa que se abrir digite: powercfg.exe /hibernate off
Para reabilitar a função troque o off pelo on. Lá se foram 1.5GB!

Desabilitando a Proteção do Sistema e a Restauração do Sistema

Se você ficou com a orelha em pé ao ver eu desabilitar a Proteção do Sistema, fique calmo. Este serviço trabalha em conjunto com a Restauração do Sistema do Windows e faz basicamente a mesma coisa.
Confesso que em 3 anos de profissão a restauração do sistema não me serviu mais do que 5 vezes para resolver problemas.Portanto, se você acha que a restauração do sistema vai resolver algum problema pra você, ela.Não vai. Pode desabilitá-la.
Para desativar os dois serviços pressione simultaneamente as teclas Windows e PauseBreak. Em seguida, do lado superior esquerdo da tela, procure por Configurações Avançadas do Sistema. Na tela que se abrirá, procure a aba Proteção do Sistema, depois selecione a unidade C:, depois clique no botão Configurar. Na tela que se abriu marque a opção Desativar a Proteção do Sistema (ou defina um valor a sua escolha) e clique em OK. Lá se foram mais alguns MB ou GB…

Limpado o cache do Navegador

O cache dos navegadores é responsável por, digamos, acelerar a sua navegação. Não sei se você já notou, mas quando você abre um site pela primeira vez ele abre lentamente. Quando você acessa ele pela segunda vez, sua abertura já será bem mais rápida. Quem faz com que essa segunda,terceira,quarta… tentativas sejam mais rápidas é o cache.
Outra observação é que conforme você for naveagando na internet, o cache vai aumentando novamente e será necessária uma nova limpeza periodicamente.
Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza de disco do Windows não exclui os arquivos de navegação usados por todos os navegadores. Ela só faz esse serviço para o Internet Explorer. Então, se você usa Firefox, Chrome, Opera ou Safari, você deve limpar manualmente o cache do seu navegador.
No Firefox você deve ir no menu Ferramentas. Na caixa que se abrir, vá até a aba Avançado e clique no botão Limpar cache agora. Pronto.
image

Apagando o conteúdo das pastas Temp

UPDATE
Nas pastas Temp são armazenados arquivos utilizados por programas e pelo Windows que após a finalização destes fica sem utilidade, ocupando um precioso espaço.
Pensando nisso, o leitor Kelween, neste comentário lá embaixo, deu a sugestão de apagar o conteúdo desta pasta. Você deve apagar o conteúdo e não a pasta.
Para encontrar a pasta siga o seguinte caminho: C:UsuáriosNome_de_UsuárioTemp
Entre na pasta temp e apague todo o seu conteúdo. Dependendo do uso do seu computador você poderá liberar até 1GB nesta pastinha ;)
OBS: Faça isso pra todas as pastas de usuário indo em cada uma delas.

Utilizando a conhecida Limpeza de Disco do Windows

Como não poderia deixar de ser, a limpeza de disco do Windows também contribui para a liberação de espaço, apagando arquivos temporários ( se eles são temporários porque eles ficam no disco ? ), compactando arquivos antigos, arquivos de cache do navegador e outras coisas. Essa limpeza não contem nenhuma contra-indicação. Para executar a limpeza, vá até o menu iniciar, executar e digite cleanmgr. Ao abrir a tela marque todas as opções, e clique em OK.
image
Por fim, esvazie a lixeira e reinicie o computador para que algumas alterações sejam feitas e o espaço medido.
No meu computador fiz os seguintes passo:
  • Mudança na alocação do arquivo de paginação;
  • Exclusão da pasta MSOCache;
  • Desativação da Proteção e Restauração do sistema;
  • Desativação da hibernação;
  • Limpeza de cache do navegador;
  • Limpeza de Disco do Windows
Conseguimos liberar 4.12GB!
image
Agora que você já viu como se ganham mais alguns gigas de espaço em disco, diga-nos, nos comentários, quantos gigas você conseguiu recuperar com nossas dicas.
E se você conhece mais algum método para liberar espaço em disco, diga-nos!
Espero que tenha gostado das nossas dicas! Gostou? Assine nosso feed :D

Fonte : Danilo Augusto